Projetos e Programas
Coordenadoria de Pós-graduação e Pesquisa da Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação CEPERJ
Os cursos de especialização lato sensu ofertados pela Escola de Gestão e Políticas Públicas trabalham diversos aspectos fundamentais para o exercício de uma gestão pública qualificada, transparente e ativa, que se compromete com a entrega de serviços eficazes para o cidadão.
Atualmente, a EGPP adotou a metodologia do Projeto Aplicado como avaliação final em todos em seus cursos, a qual permite que os discentes desenvolvam um projeto de pesquisa que viabilize a aplicação prática e concreta dos conhecimentos adquiridos no curso, de forma a promover transformações qualitativas nos órgãos públicos aos quais estão vinculados.
1) Curso de Especialização em Administração Pública
Apresentação:
Atualmente em sua quadragésima quinta edição, o CEAP é curso mais tradicional da EGPP, tendo contribuído para formação de diversos especialistas que atuaram e atuam na esfera pública estadual. O curso visa especializar servidores públicos e gestores com formação gerencial qualificada, em seus mais variados campos de atuação: gestão de processos, liderança e gestão de pessoas, procedimentos orçamentários e aspectos gerais da governança pública.
Área de conhecimento: Administração pública.
Carga horária total: 366h/aula.
Período de vigência: 18 meses.
Instrumento Processo SEI – CEAP XLIV: 150161000234/2021
Instrumento Processo SEI – CEAP XLV: 150161000432/2021
Modalidade: Ensino presencial.
Público-alvo: Servidores e gestores públicos.
Turmas em curso:
– CEAP XLIV – Período: 21 de maio de 2021 a 13 de outubro de 2022.
– CEAP XLV – Período: 31 de agosto de 2021 a 27 de fevereiro de 2022.
Turma prevista: CEAP XLVI [segundo semestre de 2022].
2) Curso de Especialização em Gestão do Ciclo das Licitações e Contratações Públicas – CEGLCP
Apresentação:
Atualmente, a área de contratações públicas vem atravessando uma ruptura de paradigmas, na qual a forma tradicional de se trabalhar com processos de compra e venda na Administração pública vem se transformando constantemente. Com a publicação da Lei no 14.133/2021, denominada “nova lei de licitações”, consolida-se o entendimento de que as áreas de compras se converteram em elemento estratégico e basilar para os governos. Essa mudança legal exige novos conhecimentos, habilidades e competências por parte dos profissionais envolvidos no setor público. Nesse sentido, o curso objetiva familiarizar servidores públicos com os procedimentos que envolvem compras e vendas na Administração pública.
Área de conhecimento: Administração pública com ênfase em processos licitatórios.
Partes envolvidas: Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação CEPERJ (EGPP) e Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio Janeiro (SEPLAG-RJ).
Carga horária total: 387h/aula.
Período de vigência: 26 de outubro de 2021 a 1o de fevereiro de 2023.
Instrumento Processo SEI: 150161001153/2021
Modalidade: Ensino virtual, com encontros síncronos pela plataforma Zoom.
Público alvo: Servidores públicos que atuam na área de licitações na Administração pública.
3) Curso de Especialização em Ciência de Dados – CECID
Apresentação:
Capacitar o servidor público estadual de forma a utilizar os conhecimentos de Ciências de Dados na análise e avaliação de políticas públicas, favorecendo assim o fortalecimento das estruturas de governança, e a capacidade de formulação, implementação, tomada de decisão dos órgãos administrativos e entidades a eles vinculados.
Área de conhecimento: Ciência de dados com ênfase em políticas públicas.
Partes envolvidas:
Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação CEPERJ (EGPP) e Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ).
Carga horária total: 390h/aula.
Período de vigência: 14 de julho de 2021 a 22 de dezembro de 2022.
Instrumento: Processo SEI-260019/001813/2020.
Modalidade: Presencial
Público alvo: Servidores que atuam na área de ciência de dados na esfera pública.
4) Curso de Especialização na Otimização Aplicativa dos Instrumentos das Políticas Urbana e Ambiental nos Contextos Municipais – CEAPUAM
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Apresentação:
O Curso de Especialização em Otimização Aplicativa dos Instrumentos das Políticas Urbana e Ambiental nos Contextos Municipais possui como objetivo geral ampliar os conhecimentos técnicos de servidores públicos, lotados nas esferas estaduais e municipais, para propiciar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para temáticas urbanas e ambientais. Nesse sentido, o curso objetiva o aprofundamento em questões climáticas, ecológicas e urbanísticas, considerando a necessidade atual de aprimoramento de processos e elementos técnicos necessários que possibilitem um planejamento urbano sustentável, tais como elaboração de termos de referência, editais de licitação e legislações direcionadas à estas áreas.
Áreas de conhecimento: Planejamento e desenvolvimento urbano-ambiental.
Carga horária total: 396h/aula.
Período de vigência: 9 de maio a 26 de setembro de 2022.
Instrumento: Processo SEI-260019/001813/2020.
Modalidade: Ensino presencial.
Público alvo:
Servidores públicos estaduais e municipais lotados nas secretarias que mantém relação direta e indireta com a temática urbana e ambiental, bem como conselhos, agências e demais órgãos à essas relacionadas.
Partes envolvidas:
Escola de Gestão e Políticas Públicas da Fundação CEPERJ (EGPP) e Instituto Social Oscar Niemeyer de Projetos e Pesquisas (ISON).
COORDENADORIA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
A Coordenadoria de Formação Inicial e Continuada oferece ações educacionais com o intuito de contribuir com a atualização e o desenvolvimento de pessoas e instituições, para a profissionalização e a modernização da administração pública. Nesse sentido, as ações educacionais conduzidas pela Escola têm como finalidade qualificar os discentes preparando-os para uma atuação mais eficiente e preocupada eticamente com os desafios frente aos objetivos do Estado e os valores da Sociedade.
Os programas de formação inicial e continuada da Escola de Gestão e Políticas Publicas buscam contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento das competências técnicas e gerenciais, além de capacitar os discentes na busca contínua de aprimoramento profissional
com foco no desenvolvimento de competência nas áreas de Gestão, Planejamento, Orçamento público, Gestão de Pessoas, e para o uso profícuo e consciente das tecnologias como suporte de trabalho remoto, na qualidade dos serviços públicos e no papel de liderança que cada servidor tem a desempenhar para a melhoria do atendimento ao cidadão.
ENAP EM REDE- ENAP/EGPP 2021/2022
Descrição do projeto:
O acordo de cooperação concebeu, para o ano de 2022, a oferta de cinco cursos de capacitação na modalidade a distância (ocorridos on-line, via plataforma Zoom). A Escola de Gestão e Políticas Públicas – EGPP participou ativamente, realizando a gestão educacional das turmas e dos discentes, disponibilizando também um mediador, que atuou como anfitrião nas salas de aula virtuais juntamente ao coordenador do curso da ENAP, de forma a promover a facilitação do Curso e o devido andamento das atividades.
Além disso, também em parceria com a ENAP ofertamos quatro cursos da modalidade EAD, disponíveis na Escola Virtual.GOV – EVG, possibilitando maior visibilidade aos nossos projetos.
Os cursos ofertados são: Gestão do Comportamento das Organizações, Gestão Participativa nas Cidades, Redação Oficial e Noções do SEI e Teletrabalho e Educação a Distância e totalizam mais de 30.000 inscrições.
Objetivo geral: Lançar curso EAD em parceria com a Escola Virtual da ENAP, onde ficarão disponíveis aos servidores.
Parceiros institucionais: Escola Nacional de Administração Pública.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA RESULTADOS
5ª EDIÇÃO – 2022
Descrição do projeto:
Programa que visa capacitar os servidores do Estado através de cursos nas áreas de Planejamento e Gestão Estratégica; Logística na Administração Pública; Transparência e Segurança de Dados; Licitação e Contratos; Gestão de Pessoas; Orçamento e Finanças; Tecnologia e Inovação; Comunicação e Língua Portuguesa e Ciência de Dados.
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2021/2022
Descrição do projeto: O programa encontra-se em sua 2a edição e é voltado para servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro. A equipe do projeto desenvolve cursos EAD e utiliza as tecnologias educacionais para produzir cursos intuitivos e de fácil navegação, ampliando o acesso dos servidores aos cursos de capacitação, além de implementar, atualizar e incrementar a Escola Virtual e seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Objetivo geral: Realizar capacitação na busca contínua da melhoria da administração pública com foco na gestão, planejamento, orçamento e liderança.
Resultados já produzidos:
Elaboração dos cursos de Gestão Participativa das Cidades;
Redação Oficial e SEI; Uso responsável das TIC’s;
Gestão do Comportamento nas Organizações;
Ambiente-se Servidor – Noções de Administração Pública;
Teletrabalho e EAD;
Trilha de Capacitação em Planejamento e PPA – CEPERJ/SEPLAG;
Trilha de Capacitação em Orçamento – CEPERJ/SEPLAG;
Trilha de Capacitação em Qualidade da Despesa – CEPERJ/SEPLAG
Resultados esperados: No ano de 2022 capacitar 6000 servidores
CURSO DE FORMAÇÃO PARA OS AGENTES INTEGRANTES E PESQUISADORES DO PROGRAMA RJ PARA TODOS
Descrição do projeto: O referido programa teve sua origem no Programa Marcha pela Cidadania e Ordem desde o ano de 2019 sendo executado de forma planejada, através da equipe técnica de abordagem social, com finalidade de garantir o trabalho inovador e de qualidade, com mais cidadania e melhoria da qualidade de vida para a população em situação de rua e/ou vulnerabilidade socioeconómica do Estado do Rio de Janeiro.
PROGRAMA NOVA CASA DO TRABALHADOR – PROJETO AGENTES DE PESQUISA E TRABALHO.
Descrição do projeto:
O programa busca oferecer atividades que desenvolvem as potencialidades de seus participantes, trazendo dignidade a essa população.
A capacitação dos beneficiários do projeto gerará oportunidades para o enfrentamento das desigualdades sociais, com investimento na formação social e humana destes. Com vistas à integração, socialização, qualificação, bem-estar e dignidade de vida desse segmento da população, além de ingresso futuro em melhores condições no mercado de trabalho.
Objetivo geral: Capacitar e qualificar a curto, médio e longo prazo os Agentes de pesquisa e trabalho a realizar entrevistas com o setor produtivo do Estado do Rio de Janeiro para elaboração de diagnóstico e desenvolvimento de políticas públicas, assim como a apresentação das principais ações e atividades desempenhadas pela Secretaria de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro.
Parceiros institucionais: SETRAB.
Resultados esperados: Capacitar e qualificar agentes para o Programa Nova Casa do Trabalhador.
Objetivo geral: Qualificar os integrantes do Programa RJ PARA TODOS, instituído por meio do decreto 47.736/21.
Parceiros institucionais: SEGOV.
Resultados já produzidos: 710 agentes capacitados.
CURSO DE FORMAÇÃO PARA OS AGENTES INTEGRANTES E PESQUISADORES DO PROGRAMA PACTO RJ
Descrição do projeto:
O Observatório de Coordenação Política do PACTO RJ trata-se de colaboração interinstitucional no âmbito do Governo do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de gerar pesquisas a partir do monitoramento e avaliação do impacto das políticas públicas desenvolvidas no âmbito do PACTO RJ, uma iniciativa do Governo do Estado em resposta aos desafios impostos pela atual crise global sanitária, econômica e social.
Parceiros institucionais: SEGOV.
Resultados já produzidos: 1.136 capacitados.
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA OS AGENTES INTEGRANTES DO PROGRAMA RESOLVE RJ – AGÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Descrição do projeto:
O RESOLVE RJ é um programa em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro – JUCERJA que busca capacitar os profissionais que prestarão consultorias e realizarão o registro e licenciamento de empresas, atendendo aos comandos
da Lei no 11.598/2007, criadora do REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Trata-se de um programa de extrema relevância para o despertar do interesse voltado a uma cidadania empreendedora que constitua importante alternativa de renda, tendo em vista seu potencial de geração de empregos e dinamização da economia, com a criação de novos produtos, processos e mercados.
Objetivo geral: Capacitar os profissionais que prestarão consultorias e realizarão o registro e licenciamento de empresas, atendendo aos comandos da Lei no 11.598/2007, criadora do REDESIM – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.
Parceiros institucionais: JUCERJA.
Resultados esperados: Capacitar e qualificar agentes para o Programa Resolve RJ.
COMANDO E CONTROLE OPECARIONAL – C20
Descrição do projeto:
No Curso de Comando e Controle Operacional – C20 serão abordados tópicos buscando garantir a eficiência acerca dos assuntos propostos trazendo à tona conhecimentos sobre os temas de abrangência da DNAISP – Doutrina Nacional de Atuação Integrada de Segurança Pública.
Objetivo geral: O curso de Comando e Controle Operacional – C2O tem como objetivo garantir efetividade dos Centros Integrados de Comando e Controle (CIC) e disseminar a sua doutrina entre os Oficiais gestores da área de planejamento e operação das unidades da SEPM, objetivando a melhora na segurança, na capacidade operacional do policial militar do Estado do Rio de Janeiro e para que a Corporação possa ser reconhecida pela competência de gerar soluções inovadoras no campo da Segurança Pública e Defesa Social.
Parceiros institucionais: PMERJ.
Resultados esperados: Capacitar e qualificar 200 servidores da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E CIDADANIA – (GEPPEC)
O Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Públicas, Estado e Cidadania (GEPPEC) foi organizado pela Escola de Governo da Fundação CEPERJ em março 2021, tendo por finalidade investigar as múltiplas relações que perpassam o Estado, as políticas públicas e a formação cidadã, em uma perspectiva interdisciplinar, especialmente nas áreas da Administração Pública e História Institucional. Certificado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq neste mesmo ano, com as linhas de pesquisa Instituições e Políticas Públicas e Processos Formativos e Cidadania, o grupo visa a produção de conhecimento e a formulação e implementação de estratégias que contribuam para a modernização da gestão pública e a contínua formação dos servidores, considerando a dinâmica socioeconômica do estado fluminense, as inovações tecnológicas e organizacionais, a qualidade da prestação de serviços e a relevância do espaço público.
O GEPPEC conta com sete pesquisadores, tendo dois doutores, quatro mestres e uma especialista. Em um trabalho articulado com a Academia e com diferentes órgãos do Rio de Janeiro, o Grupo, em seu percurso, desenvolveu projetos ligados à administração pública, às escolas de governo e à história institucional, tais como um livro sobre a História e a Memória da Fundação CEPERJ, uma exposição virtual, duas medalhas comemorativas sobre os 60 anos da Fundação, produção de artigos e de comunicações, do Compêndio CEPERJ, e do Ciclo de Debates CEPERJ/EGPP.
Parcerias CEPERJ
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Instrumento: Acordo de Cooperação Técnica Nº 9/2021
Fundamento: O disposto no art. 116 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e legislação correlata.
Partes: Universidade Veiga de Almeida – UVA e a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ
Objeto: ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA QUE ENTRE SI CELEBRAM O GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE ESTATÍSTICAS, PESQUISAS E FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO – CEPERJ E A UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA NA FORMA ABAIXO.
Vigência: O Termo de Cooperação vigorará por 12 (doze) meses, contados da data de sua assinatura.
Assinatura: 25.01.2022
UFRRJ
Instrumento: Convênio n°3342954/2020
Fundamento: O disposto no art. 116 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e legislação correlata.
Partes: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ
Objeto: Estabelecer e regulamentar a interação e a convergência de interesses institucionais entre a CEPERJ e a UFRRJ para a realização de pesquisas, publicações, palestras e o oferecimento de cursos de Capacitação e de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Administração, Gestão e Finanças Públicas, bem como a elaboração e/ou utilização de módulos de sistema de tecnologia de informação para a realização de concursos, utilização da gráfica para impressão, envelopamento e malotamento de provas e cartões, além da disponibilidade do espaço físico nas unidades da Universidade para a aplicação das provas.
Vigência: O Termo de Cooperação vigorará por 36 (trinta e seis) meses, contados da data de sua assinatura.
Assinatura: 28.02.2020
PGE – Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro
Instrumento: Convênio N°06/2019
Partes: O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ.
Objeto: Soma de esforços dos partícipes com o objetivo comum de assegurar a representação judicial dos processos nos quais a CEPERJ figure como parte ou interessada, exclusivamente no âmbito do Estado do Rio de Janeiro;
Vigência: 60 (sessenta meses) podendo ser prorrogado pela vontade dos partícipes.
Fundamento: Lei Federal nº 8.666/93, Lei Complementar nº 15/80, Decreto nº 40.500/07
Processo Administrativo: E-04/168/100582/2018
Data de assinatura: 15/07/2019
CEPERD/UERJ – Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro
Instrumento:Termo de Celebração de Acordo de Cooperação Técnica/2019
Partes:Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro -CEPERJ e centro de estudos e pesquisas no ensino do direito da faculdade de direito da universidade do estado do rio de janeiro – CEPED/FD/UERJ
Objeto: Compartilhamento de recursos e realização conjunta de atividades acadêmicas de aperfeiçoamento, treinamento e pesquisa para fins de capacitação dos membros da Fundação CEPERJ, dos servidores do Estado do Rio de Janeiro e membros docentes e discentes da Universidade Parceira
Vigência: trinta e seis meses, dando-se ao contrato o prazo total de trinta e seis meses
Valor: Sem ônus financeiro
Processo Administrativo: n° E-12/218/0288/2019
Fundamento do Ato:Lei Federal nº 8.666/93 e alterações e Lei Federal nº 13.019/2014, artigo 30, inciso VI.
Data de Assinatura: : 01/04/2019
ENAP – Escola Nacional de Administração Pública
Instrumento:Termo de Adesão nº 0269859/2019.
Partes:Fundação Escola Nacional de Administração Pública – ENAP e Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ
Objeto: Adesão ao Protocolo de Intenções EVG nº 0177194/2017, celebrado entre a Enape instituições públicas de natureza patrocinadora, gestora, conteudista ou certificadora, visando à oferta de catálogo unificado de cursos a distância para capacitação e aperfeiçoamento de servidores públicos no âmbito do projeto Escola Virtual de Governo (EVG).
Vigência: 10/04/2019 até 23/02/2023
Valor: Sem ônus financeiro
Processo Administrativo: nº 04600.004465/2017-88
Fundamento do Ato: Lei Federal nº 8.666/93 e alterações e Lei Federal n° 13.019/2014, artigo 30, Inciso VI
Data de assinatura: 03/04/2019
PGE – Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro
Instrumento: Convênio nº 07/2014
Partes:: O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ.
Objeto: Soma de esforços dos partícipes com o objetivo comum de assegurar a representação judicial dos processos nos quais a CEPERJ figure como parte interessada, exclusivamente no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.
Prazo: O Convênio vigorará por 60 (sessenta) meses contados da data de sua assinatura.
Fundamento: Lei Federal nº 8.666/93, Lei Complementar nº 15/80, Decreto nº 40.500/07 e Processo nº E-14/22402/2011.
Data de Assinatura: 14.07.2014.